10.7.13

CR-V 1.6 i-DTEC - toda a informação

Apresentado no Salão de Genebra deste ano, o CR-V será o próximo veículo a ser equipado com a nova tecnologia Earth Dreams. E com a aproximação da data da sua comercialização, a Honda divulga agora toda a informação acerca do novo modelo.
Como já tínhamos avançado anteriormente, o novo CR-V 1.6 i-DTEC estará disponível com tracção frontal, transmissão manual, um binário de 300Nm, 120cv de potência e emissões de 119g/km de CO₂.
Esta nova versão será construída exclusivamente para a Europa na fábrica de Swindon, Inglaterra. Segundo a Honda, a combinação do novo e leve motor e a tracção de 2 rodas fará com que o veículo pese menos 116kg que a versão 2.2 i-DTEC, melhorando a sua manobrabilidade. Com a introdução da nova motorização, a Honda prevê um consumo de 4.5 lt/100km e devido à baixa emissão de CO₂o veículo beneficiará de impostos mais reduzidos.
O design mantêm-se igual ao do modelo existente, com a mesma capacidade de bagageira e bancos mágicos.

OS DETALHES
Motor
Todos os componentes individuais foram redesenhados, de modo a reduzir o seu peso e tamanho, e técnicas avançadas de produção ajudaram a reduzir o peso ainda mais.
Pesando menos de 47 kg que o 2.2 a diesel, e à semelhança do motor do Civic, o 1.6 i-DTEC é constituído por uma cabeça de cilindro em alumínio associada um bloco de alumínio de plataforma aberta. A espessura das paredes do cilindro foi reduzida para 8 mm, em comparação com os 9 mm do 2.2 i-DTEC, e êmbolos e hastes de ligação mais leves foram utilizados no 1.6 i-DTEC.
A fricção mecânica foi reduzida, e às 1500 rpm tem cerca de 40% menos atrito mecânico que o 2.2 diesel.
A quarta geração do turbo Garrett, com uma pressão máxima de 1,5 bar, usado no motor 1.6 litros possui um bocal variável de design eficiente e a sua velocidade de rotação é controlada pela electrónica do carro, minimizando o "lag" do turbo e proporcionando uma óptima combinação de recuperações e um bom desempenho a alta velocidade. O motor utiliza um sistema de injecção de solenóide Bosch, capaz de funcionar a uma pressão de 1800 bar. E a admissão do ar é gerido por um sistema EGR que opera a altas e baixas pressões para reduzir emissões.
O novo CR-V utiliza o mesmo sistema de transmissão de 6 velocidades introduzido no Civic. Este sistema de transmissão compacto é 7kg mais leve que a da versão 2.2 i-DTEC, ajudando o binário de 300Nm.

Tecnologia e Equipamento
Pelas informações avançadas pela Honda, o novo CR-V deverá contar com o mesmo equipamento base que a versão já existente.
Entre outros, estarão presentes os sistemas TSA (assistência ao reboque), ABS, ESS (sistema de paragem de emergência), ECON, ECO Assist e Idle Stop que reduz o consumo total de combustível em aproximadamente 5g/km e consequentemente as emissões de CO₂.
O CR-V 1.6 i-DTEC mantém as mesmas barras estabilizadoras e a mesma suspensão dianteira McPherson e multi-link traseira, como outros modelos CR-V, tendo sido efectuados ajustes aos respectivos amortecedores de forma a reduzir a sensação de sobreviragem e manter a estabilidade a velocidades mais elevadas, melhorando assim o conforto e segurança.
Para garantir uma condução responsiva, controlada e maximizar o espaço de carga, o 1.6 i-DTEC utiliza um sofisticado eixo multi-link traseiro independente. Apresenta um sistema de direcção adaptável de energia eléctrica (MA-EPS), que tem sido aperfeiçoado desde a sua introdução na 4 ª geração CR-V, e que em conjunto com o sistema VSA (assistência à estabilidade) torna a condução mais precisa e segura. O raio de viragem do CR-V é assim de 5,5m (3,16 voltas do volante).
Quanto a segurança passiva, o novo modelo conta com airbags frontais de dupla fase, laterais com sensores de capotamento, sistema de redução do efeito de chicote no pescoço aquando de embates traseiros.
Relembramos que o CR-V obteve, recentemente, a classificação de 5 estrelas nos testes Euro NCAP.
Estão também presentes os sistemas i-MID de 5", e os opcionais áudio DAB e GPS HDD.

Design
Exteriormente, o CR-V 1.6 diesel viu as suas dimensões globais serem reduzidas, mas sem comprometer o espaço interior. A posição do pára-brisas foi antecipada por 60mm em relação ao comprimento total do carro, e como resultado o tamanho do compartimento do motor foi reduzido.
Esta solução beneficia a visibilidade dos limites externos do CR-V e aumenta a percepção condutor.
Apresenta o mesmo pára-choque dianteiro, espelhos retrovisores aerodinâmicos com indicadores integrados e luzes diurnas dianteiros LED e um conjunto traseiro completo de luzes LED.
Interiormente, um aumento de regulação, em altura, de 10mm no volante e no assento garante que mais condutores podem conseguir uma posição de condução ideal às suas necessidades.
O assento dos passageiros traseiros foi diminuída em 38mm, dando assim mais espaço na zona da cabeça.
Para enfatizar a sensação de espaço no interior, os revestimentos das portas foram esculpidos para criar uma forma côncava, permitindo assim que os bancos da frente estejam mais perto dos lados do carro, tornando-o mais fácil de entrar e sair. Como consequência, o aumento do espaço entre os bancos da frente permitiu a colocação de uma consola central que integra 3 porta-copos, um compartimento de armazenamento, um apoio de braço e saídas de ar para os bancos traseiros.
Quanto à insonorização, materiais de isolamento acústico foram aplicados no pavimento, abaixo do compartimento do passageiro, material de absorção de som foi inserido na porta traseira, cavas das rodas traseiras, molduras de portas. As portas também apresentam uma característica de vedação dupla. O resultado é uma redução do ruído interior em 3dB, comparado com a geração anterior de CR-V.
O espaço interior continua generoso e um dos melhores da sua classe, a capacidade máxima da bagageira conta com 1.648 litros (com roda sobressalente de tamanho real) e de 1.669 litros (com roda sobressalente pequena). Com os bancos no lugar, o CR-V tem 589 litros de espaço de carga.
A plataforma da bagageira aumentou o seu comprimento em 14cm e foi rebaixada em 25mm, facilitando o seu acesso.

Especificações Técnicas

CR-V 1.6 i-DTEC
MOTOR
1.6 i-DTEC
Cilindradacc
1597
Diâmetro × cursomm
76.0 x 88.0
Taxa de compressão
16
TRANSMISSÃO
Tipo de transmissão
manual 6 velocidades 
Relações de transmissão
3.642
1.884
1.179
0.869
0.705
0.592
marcha a trás 
3.673
Relação de redução final
4.352
PESO
Pesokg
1541 - 1600 1541 - 1600
PERFORMANCE
Potência máximakW/rpm
88/4000
Binário máximoNm/rpm
300/2000
Velocidade máximakm/h
182
Segundos de aceleração0 → 100 km/h
11.2
0 → 400m
17.74
60 - 100 km / h em 4ª
8.2
Consumo de combustível lt/100kmCiclo urbano
4.8
Extra-urbano
4.3
93/116/ECCombinado
4.5
CO₂ g / km
119-124

Comparação com outros

 Comparação concorrente
CR-V 1.6 i-DTEC
(6MT 2WD)
TIGUAN
2.0D 2WD 6MT
110cv
(Blue Motion Technology)
MAZDA
CX-5
HYUNDAI 
ix35 blue
1.7CRDi
Motor 
DIESEL1.6L
DIESEL 2.0L
DIESEL 2.2L
DIESEL 1.7L 
Tracção
2WD
2WD
2WD
2WD
Transmissão
6MT
6MT
6MT
6MT
Peso (kg)
1541-1600
1543
1485
1490
Performance
Cilindrada (cc)
1597
1968
2191
1685
Potência máx. (cv / rpm)
120/4000
110/2750
150/4500
85/4000
Binário máx. (Nm / rpm)
300/2000
280/1750
380/1800
260/1250
Velocidade máx. (km / h)
182
175
202
173
EMISSÕES
CO₂ (g/km)
119- 124g
139
119
135
Dimensões
(CxLxA) mm
4570/1820/1685 
4426/1809/1703
4555/1840/1710
4410/1820/1670
Capacidades
Combustível (litros)
58
64
56
58
Bagageira (litros)
589
470
503
(à linha de cintura)
465
Bagageira (litros)
(bancos rebatidos)
1669
(do chão ao tecto)
1510
1620
(à linha de cintura)
1436
Modelo Capacidade à linha de janela - litros 
(bancos traseiros no lugar)
Honda CR-V589
Volkswagen Tiguan 470
Toyota Rav4 547
Volvo XC60 495
Mazda CX-5 503

Fonte: Honda Europe
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