Estreia do novo Jazz
A Honda iniciou a comercialização da terceira geração do Jazz no Japão. Ao todo são 5 versões (13G F, 15X L e RS, Hybrid F e Hybrid 4WD), sendo que a híbrida de tracção às 4 rodas só será lançada no mercado em Dezembro deste ano.
Retendo o conceito do design do modelo original, esta terceira geração conta com motorizações e chassis completamente redesenhados, oferecendo um novo nível de conforto interior, consumos económicos, estilo e performance.
Factores chave
O novo conceito "Exciting H Design!!!".
Motorizações Earth Dreams Technology:
- 13G F - Graças aos redesenhados 1.3 DOHC i-VTEC de ciclo Atkinson a gasolina, e transmissão CVT leve e compacta, este modelo oferece um consumo excepcional de 26km/lt.
- 15X L e RS - O motor 1.5 DOHC i-VTEC de injecção directa oferece um output máximo de aproximadamente 10% mais que o modelo anterior, oferecendo uma experiência de condução poderosa mas com um toque refinado.
- Hybrid F - A combinação do motor 1.5 DOHC i-VTEC de ciclo Atkinson, transmissão dupla de 7 velocidades DCT, e IPU (unidade de força inteligente) com baterias de lítio, oferecem um consumo de 36,4 km/lt (o melhor da sua classe); o sistema eléctrico do servofreio aumenta a eficiência da regeneração de energia, enquanto o compressor totalmente eléctrico reduz o peso do motor, com estas mudanças a economia de combustível aumenta em 35% relativamente ao antigo sistema IMA; o sistema híbrido liga e desliga os motores eléctrico e a gasolina automaticamente, mudando entre 3 modos de condução (EV, Hybrid e Drive), dependendo das condições de utilização.
Nova plataforma:
- Maximização dos benefícios do posicionamento central do tanque de combustível, possibilitando um espaço interior mais flexível.
- Plataforma mais rígida e leve.
- Aumento do nível de insonorização, trazendo o modelo ao patamar da classe automóvel média. Este factor também reduziu o som transmitido por pisos irregulares.
- Tejadilho, pilares frontais, faróis traseiros e chassi foram redesenhados para optimizar a aerodinâmica e reduzir a resistência.
Tecnologias avançadas concentradas num corpo compacto:
- Advanced Compatibility Engineering™ (ACE™) no chassi.
- Pedestrian Injury Mitigation na carroçaria.
- VSA (Vehicle Stability Assist), HSA (Hill-Start Assist) and the Emergency Stop Signal (ESS).
- Sistema City-Brake Active
Sistema avançado Internavi e Linkup.
Banco do passageiro frontal rotativo.
Fonte: Honda Motor Co.