26.8.14

Novo Jazz mais seguro

O novo Jazz ganhou o selo Top Safety Pick 2014, o segundo nível mais alto do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o equivalente americano do europeu EuroNCAP. 
O pequeno utilitário recebeu a classificação de "Bom" em quatro testes de colisão e "Aceitável" no teste de impacto frontal (small-front overlap), introduzido à apenas 2 anos pelo IIHS. Este teste consiste em 25% da zona frontal lateral do lado do condutor, colidir com um objeto imóvel a 64 km/h. 

Segundo comunicado da Honda americana, após um dececionante resultado deste teste, em Março deste ano, onde a classificação foi de "Marginal" e que lhe impossibilitou a obtenção do selo Top Safety Pick, a marca decidiu empregar imediatamente todos os esforços para resolver o problema e refazer o teste.
O problema em questão estava nas soldaduras da barra/travessa frontal que se localiza atrás do pára-choques. No teste, as soldaduras cederam e a barra acabou por se soltar, permitindo que grande parte da força e pressão gerados pelo impacto passasse para a estrutura lateral da carroçaria do lado do condutor.

Após o decorrido, a Honda fez algo pouco habitual e remodelou a zona da estrutura frontal em questão, reforçando as soldaduras e pediu para refazer o teste. A solução funcionou e o Jazz obteve o tão desejado selo, tornando-se um dos utilitários de menor dimensão mais seguros do mercado americano.

Desta forma, todos os veículos produzidos a partir de Junho já contemplam esta modificação. 
No entanto, a marca volta a surpreender quando decide, no âmbito da sua política de segurança para todos, incluir todas as unidades que foram comercializadas com este problema. 
Assim, a marca disponibiliza uma reparação grátis a todos os 12.000 proprietários dos veículos já comercializados.

Com a obtenção deste selo por parte do Jazz, a Honda conta agora com 9 modelos classificados com o nível Top Safety Pick ou Top Safety Pick +.




Fonte: Honda MN e IIHS
Back To Top