9.2.15

Gama Civic 2015 - toda a informação sobre a renovação

 Para 2015, o Honda Civic, revelado no Salão Automóvel de Paris de 2014, apresenta melhorias ao nível do design e das tecnologias que irão alargar o desejo do modelo em toda a Europa. Em simultâneo, a Honda anuncia também uma nova versão desportiva Civic Sport.

Design
Tanto o Civic como o Civic Tourer beneficiam de um facelift em termos de estilo que lhes confere uma imagem nova e distinta, realçada pelos novos faróis com luzes diurnas integradas e um pára-choques também novo e mais esguio. O Civic 5 Portas também apresenta um novo pára-choques traseiro, spoilers laterais e spoiler traseiro em preto, para além de farolins traseiros de LEDs.
Em linha com as melhorias no exterior, os modelos de 2015 também recebem melhorias no interior, com novos tecidos e costuras nos bancos e encostos de cabeça, novos painéis nas portas, com puxadores cromados, e painel de instrumentos com acabamento metalizado preto.
O Civic de 2015 retém o espaço interior e a versatilidade, pela qual a gama é reconhecida – incluindo os 477 litros de capacidade na bagageira do Civic 5 Portas (ambos os valores foram obtidos com os bancos em posição normal).
O Civic beneficia de um chassis com design exclusivo Honda de depósito colocado em posição central. O depósito de combustível está colocado debaixo dos bancos dianteiros, o que permite um espaço interior e uma flexibilidade prática sem rivais, características optimizadas pelo uso do sistema de Bancos Mágicos Honda. Com este sistema, o conjunto dos bancos traseiros pode ser rebatido facilmente, num movimento simples e fácil e o piso interior da bagageira foi subido para criar uma área totalmente plana quando os bancos traseiros estão rebatidos. Os assentos dos bancos traseiros também podem ser levantados para revelarem um amplo espaço no piso, de forma a transportar objectos mais altos. A divisão 60:40 do rebatimento dos bancos traseiros alarga o leque de configuração dos bancos, para facilitar o transporte de pessoas, e de carga, oferecendo uma zona alternativa de carga caso o aceso pela porta da bagageira esteja limitado.

Apesar de só ter mais 235 mm em comprimento do que o Civic, o que a torna uma das carrinhas mais compactas do segmento C, a Civic Tourer oferece uma bagageira de espaço líder da classe. Com os bancos traseiros em posição normal, a bagageira tem 624 litros de volume, até ao nível da cobertura da bagageira, o que é suficiente para três malas grandes, permitindo fechar a cobertura da bagageira. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade aumenta para 1.668 litros até ao forro do tejadilho.
O exterior baixo e largo da Civic Tourer oculta um dos habitáculos mais espaçosos do segmento C; o espaço para os ombros é de 1.431 mm entre os bancos do condutor e do passageiro dianteiro e existem 795 mm de espaço para as pernas entre os bancos dianteiros e traseiros. A altura e a largura do Civic Tourer são idênticas à do Civic. A ligeira elevação na linha do tejadilho da Civic Tourer oferece mais espaço atrás para a cabeça dos ocupantes dos bancos traseiros.
A Civic Tourer de 2015 beneficia de diversas soluções práticas, concebidas para tornarem a vida a bordo mais conveniente e funcional. A cobertura da bagageira é uma unidade tradicional de enrolar que cobre o espaço de carga na bagageira e pode ser retirar e guardada.
A bagageira possui um compartimento na parte inferior do piso com uma tampa de duas posições. O piso da Civic Tourer é mais alto (em comparação com o da versão de cinco portas), criando uma capacidade de carga adicional na caixa sob o piso (Civic Tourer: 117 litros; Civic: 75 litros). Com a tampa instalada, este compartimento tem capacidade para duas maletas ou, em alternativa, com a tampa na sua posição mais baixa, o compartimento sob o piso pode levar objectos até um metro de altura. A altura do bordo de carga do Civic Tourer foi rebaixada (565 mm) e oferece agora uma versatilidade ainda maior em termos de funcionalidade e acesso, facilitando as operações de carga e descarga.

Tecnologia e Equipamento
O novíssimo sistema infotainment Honda Connect será instalado de origem em toda a gama Civic de 2015, oferecendo maior conveniência e capacidades de ligação durante a condução.
De utilização fácil e intuitiva, o sistema Honda Connect funciona em plataforma Android com acesso semelhante às funções por "aperto, varrimento e toque" com os dedos. O ecrã de 7" pode ser personalizado de acordo com as preferências de cada utilizador. O sistema possui duas "máscaras" (skins) diferentes, permitindo ao utilizador personalizar o sistema. A navegação por ícones coloridos torna fácil e rápido percorrer os vários menus do ecrã por toque.
O sistema Honda Connect permite aos ocupantes dos bancos dianteiros acederem de forma rápida a todas as funções, desde as informações do veículo, a câmara traseira, às suas músicas favoritas e aos seus telemóveis ligados por Bluetooth. As funções deste novo sistema incluem: acesso à internet, aplicações pré instaladas, Honda App Center, sistema opcional Garmin de navegação por satélite e opções do sistema áudio: (leitor de CDs opcional), rádio com transmissão de áudio AM/FM/DAB (digital) e via internet, interface para telemóvel e ligação Bluetooth, câmara traseira com linhas-guia dinâmicas e uma série de outras informações do veículo, tais como conta-quilómetros parciais, indicadores de consumos e tempos de viagem.
O sistema Honda Connect também é compatível com a tecnologia MirrorLink, oferecendo ligação ininterrupta entre o sistema e o smartphone do utilizador – desde que este último seja compatível. Esta tecnologia permite ao utilizador visualizar o ecrã do seu smartphone através do sistema Honda Connect e aceder às aplicações do seu smartphone.

Com o sistema Honda Connect, o utilizador também pode ligar-se à internet através da ligação WiFi do seu smartphone ou via router WiFi móvel, permitindo uma utilização total da internet a bordo, desde que o veículo esteja parado, possibilitando a pesquisa de pontos de interesse ou serviços perto da posição do veículo. O sistema vem com uma série de aplicações pré-instaladas e o utilizador pode descarregar outras do Honda App Center.
O sistema Honda Connect vem com uma série de aplicações pré-instaladas incluindo a aplicação "Aha", que permite o acesso fácil aos conteúdos sem obrigar o condutor a desviar os olhos da estrada. A aplicação Aha oferece milhares de estações de rádio para além de feeds de notícias de diversos meios de comunicação social e serviços locais. A aplicação Aha também inclui pesquisas de Pontos-de-interesse, ajudando o utilizador a encontrar o restaurante ou o hotel mais próximo.
Como opção, o sistema galardoado Garmin de navegação por satélite pode ser totalmente integrado no sistema Honda Connect. Os mapas pré-carregados possibilitam a navegação por áreas sem recepção de sinal de telemóvel e os milhões de pontos-de-interesse permitem ao utilizador encontrar facilmente os locais pretendidos. A função de indicação da faixa de rodagem mostra ao condutor qual a faixa de rodagem em que o veículo deve seguir para efectuar a manobra que se segue e a visualização de cruzamentos por fotos reais oferece uma forma fácil de identificar os cruzamentos e as saídas das vias de rodagem. O sistema também inclui funções em tempo real para evitar congestionamentos de trânsito, alertas de limites de velocidade, visualização 3D de edifícios, visualização do terreno e função Eco Routing.

Tal como com os outros automóveis Honda, a segurança foi a consideração mais importante durante a fase de desenvolvimento deste facelift da gama Civic. Assim, a gama inclui um conjunto avançado de sistemas activos de segurança, concebidos para uma condução segura, todos os dias. O objectivo destas tecnologias é oferecer uma segurança acessível, tanto em termos de preço, como de disponibilidade aos clientes do segmento C.
A Honda introduziu no Civic uma nova série de sistemas activos de segurança com base em sensores, que recorrem a uma combinação de câmaras de tecnologias de radares a laser de curto alcance e de sistemas de radar. Todas as três versões da gama usam estas tecnologias e diversos outros sistemas avançados de segurança, oferecendo um alto nível de segurança em todas as condições, para uma utilização sem preocupações, tanto para o condutor, como para os restantes passageiros.
Dos sistemas de segurança activa integrados na nova gama Civic fazem parte, entre outros, o sistema de Travagem Activa em Cidade (CTBA), o sistema de Suporte dos Máximos, o sistema Avisador de Saída da Faixa de Rodagem (LDW), o sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito (TSR), o sistema de Informação de Ângulo Morto (BSI), o sistema Monitor de Trânsito Lateral (CTM), o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável (ACC), o sistema de Travagem Atenuante de Colisões (CMBS) e a Carroçaria de Estrutura de Engenharia de Compatibilidade Avançada (ACE™). Este tipo de carroçaria ACE™ oferece uma protecção significativamente melhorada a todos os ocupantes do veículo, numa diversidade de situações de colisão reais. A estrutura principal de montagem dianteira e formato poligonal foi concebida para evitar deformações na célula de segurança dos passageiros, através da distribuição das forças de impacto ao longo de diversos trajectos de dispersão dessas força e afastando-as do habitáculo. Adicionalmente, este tipo de carroçaria ajuda a minimizar a eventualidade de outro veículo ficar por cima do seu veículo em caso de colisão; isto é particularmente importante em caso de colisão frontal entre veículos
de diferentes alturas, pesos e/ou construção de carroçaria.
Os sistemas CTBA, CMBS e ACC não estão disponíveis em conjunto uns com os outros. Os sistemas LDW, TSR e BSI podem ser desligados com o veículo parado.
Em todas as versões, os airbags dianteiros e laterais SRS são complementados pelos airbags laterais de cortina a todo o comprimento do veículo, oferecendo protecção total aos ocupantes.

Motorizações
Debaixo do capot do Civic 2015, pode optar-se pelo novo motor 1.6 litros diesel i-DTEC ou pelas unidades 1.4 (apenas de 5 portas) ou 1.8 litros a gasolina, ambas com tecnologia i-VTEC.

O novo motor Honda 1.6 litros i-DTEC é composto por um bloco de cilindros de topo aberto realizado em alumínio, e cabeça também em alumínio, e pesa menos 47 kg do que a unidade 2.2 litros original. Todos os componentes foram redesenhados de forma a reduzir o peso e as dimensões. A aplicação de técnicas avançadas de produção permitiu obter estas reduções no peso e formatos inovadores. Por exemplo, a espessura das paredes dos cilindros foi reduzida para apenas 8 mm (era de 9 mm no motor 2.2 litros). Por outro lado, verifica-se uma utilização de pistões e bielas mais leves em toda a gama. Esta unidade, a mais leve da sua classe, oferece 300 Nm de binário e emissões de apenas 94 g/km.

A família Civic também vai estar disponível com a unidade 1.8 litros i-VTEC a gasolina da Honda, em versões com caixa manual ou automática. As emissões de CO₂ começam nos 148 gramas por quilómetro. Esta unidade de 1.8 litros está equipada com a tecnologia VTEC e os sistemas de gestão do motor da marca. Os arranques são rápidos e fáceis, as mudanças são contínuas e o controlo do acelerador não exige esforço e é previsível. A aceleração e a desaceleração são sempre suaves e confortáveis, seja em cidade, nos subúrbios ou a alta velocidade em estrada aberta.

A evoluída unidade 1.4 litros i-VTEC, de uma árvore de cames à cabeça (SOHC), disponível apenas na variante de cinco portas do Civic, foi actualizada em termos de performances dinâmicas e credenciais ambientais. As emissões de CO2 foram reduzidas para apenas 129 g/km. Esta unidade oferece 100 CV de potência máxima e 127 Nm de binário. O motor usa um óleo de baixa viscosidade, melhores materiais catalisadores, alternador de controlo multi-fase e melhor sistema de controlo da detonação. A aplicação de um novo revestimento nos pistões permitiu reduzir o atrito, aumentar as performances e reduzir os consumos.

A gama Civic 2015 oferece a tecnologia Eco Assist™, assistência à condução ecológica, exclusiva da Honda, que ajuda o condutor a obter a melhor eficácia em termos de condução. Se a condução for económica, o velocímetro fica verde. Se o condutor exceder a aceleração ideal, o velocímetro fica branco/verde. Finalmente, sob forte aceleração ou desaceleração, o velocímetro fica branco. O sistema é bastante melhorado com a opção oferecida pelo modo ECON que, uma vez activado, altera os mapas do acelerador electrónico (drive-by-wire), assegurando um aumento suave no binário e oferecendo uma condução mais descontraída e com maior economia de combustível.
Para aumentar ainda mais a eficiência, todas as versões Civic com caixa manual estão equipadas de origem com o sistema Idle Stop de paragem do motor ao ralenti. Este sistema funciona de forma ininterrupta e pode contribuir com uma poupança de até 5 gramas de CO₂ por quilómetro, na versão diesel. Quando o veículo pára e o condutor selecciona ponto-morto, o motor desliga-se automaticamente assim que o condutor libertar o pedal da embraiagem. Quando se engrena uma mudança, o motor recomeça a trabalhar. Um indicador no tablier indica do estado do sistema Idle Stop. Todas as versões do Civic estão equipadas com um motor de arranque de elevada duração, adequado para o aumento do número de arranques devido à utilização do sistema Idle Stop. O sistema Idle Stop pode ser desactivado, caso o condutor assim prefira, através de um botão na parte central do tablier.

Comportamento e Conforto
A Honda vai introduzir uma gama de novas suspensões e tecnologias activas de segurança no Civic de 2015 que vão dar ao veículo uma condução significativamente mais recompensadora e estável em situações de condução exigentes.
As melhorias incluem o inovador sistema de Assistência à Condução Ágil e actualizações ao sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo, para permitir uma condução empenhada e segura em todas as situações.
O sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo está sempre operacional e, quando necessário e de maneira imperceptível para os ocupantes, aplica uma ligeira força de travagem às rodas interiores, quando se vira o volante e às rodas exteriores quando o volante regressa à posição de condução a direito. Isto resulta num aumento das respostas e da estabilidade do veículo e, também, numa condução mais gratificante. 
O sistema actualizado de Assistência à Estabilidade do Veículo funciona em conjunto com o sistema de Assistência à Condução para maximizar a tracção ao curvar ou durante as acelerações em superfícies escorregadias. O sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo aplica os travões a uma ou mais rodas e reduz a potência do motor para garantir que o veículo permanece na sua trajectória. O sistema também permite melhorar a sensibilidade do pedal dos travões.
O Honda Civic de 2015 também vai apresentar o sistema de Direcção Assistida Eléctrica da marca, que foi actualizado para melhorar as respostas da direcção a alta velocidade.As alterações no design do Civic de 2015 aumentam a atracção visual do veículo e contribuem para reduzir o atrito aerodinâmico. As revisões ao nível do pára-choques dianteiro, do capot e do spoiler traseiro melhoram as respostas e a estabilidade, especialmente a alta velocidade.


Especificações técnicas para a Europa

Civic 5 P
1.4 i-VTEC (MT) Comfort
1.6 i-DTEC (MT) Comfort
1.8 i-VTEC (MT)
 Elegance
1.8 i-VTEC (AT) 
Elegance
MOTOR
4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso
mm
73 x 80
76 x 88
81 x 87,3
Cilindrada
cm³
1.339
1.597
1.798
Relação de compressão
10,5
16
10,6
Potência máxima (Motor)
kW/CV
73/100
88/120
104/142
às rpm
6.000
4.000
6.500
Binário máximo (Motor)
Nm
127
300
174
às rpm
4.800
2.000
4.300
Combustível recomendado
Sem chumbo 95
Diesel
Sem chumbo 95
Velocidade máxima
km/h
187
207
215
210
Aceleração
0 → 100 km/h
13,4
10,5
9,4
11,2
Ciclo urbano
l/100 km
6,7
4,0
7,6
8,7
Extra-urbano
l/100 km
4,7
3,3
5,2
5
Combinado
l/100 km
5,4
3,6
6,1
6,4
Emissões de CO₂
g/km
129
94
145
150
TRANSMISSÃO

Tipo de caixa de velocidades
Manual
Manual
Manual
Automática
Relações de transmissão
3,461
3,642
3,142
2,666
1,869
1,884
1,869
1,534
1,235
1,179
1,303
1,066
0,948
0,869
1,054
0,76
0,809
0,705
0,853
0,551
0,727
0,592
0,727
-
Marcha-atrás
3,307
3,673
3,307
1,956
Relação de transmissão final
4,750
3,571
5,333
4,437
Comprimento total
mm
4.370
Largura total (sem espelhos das portas)
mm
1.770
Altura total (incluindo antena)
mm
1.470
Distância entre eixos
mm
2.595
Altura ao solo
mm
140
Espaço da bagageira
(bancos em posição normal, até à cobertura da bagageira)
litros
477
Capacidade da bagageira - Bancos traseiros rebatidos, até à linha dos vidros (litros, método VDA)
litros
1210
Espaço da bagageira
(Bancos rebatidos, até à linha do tejadilho)
litros
1.378
Tara
kg
1.184 – 1.275
1.307 - 1.425
1.271 – 1.341
1.297 – 1.372
Peso máximo permitido
kg
1.680
1.870
1.750
1.790
Peso máximo rebocável, com/sem travões
kg
1.200/500
1.400/500
1.400/500
1.000/500
Capacidade do depósito de combustível
litros
50


Civic Tourer
1.6 i-DTEC
 (MT) Comfort
1.8 i-VTEC 
(MT)
 Elegance
1.8 i-VTEC
 (AT) 
Elegance
MOTOR
4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso
mm
76 x 88
81 x 87,3
Cilindrada
cm³
1.597
1.798
Relação de compressão
16
10,6
Potência máxima (Motor)
kW/CV
88/120
104/142
às rpm
4.000
6.500
Binário máximo (Motor)
Nm
300
174
às rpm
2.000
4.300
Combustível recomendado
Diesel
Sem chumbo 95
Velocidade máxima
km/h
195
210
205
Aceleração
0 → 100 km/h
10,3
9,4
11,2
Ciclo urbano
l/100 km
4,2
7,8
8,9
Extra-urbano
l/100 km
3,6
5,5
5,3
Combinado
l/100 km
3,8
6,4
6,6
Emissões de CO₂
g/km
99
149
155
TRANSMISSÃO
Tipo de caixa de velocidades
Manual
Manual
Automática
Relações de transmissão
3,642
3,142
2,666
1,884
1,869
1,534
1,179
1,303
1,066
0,869
1,054
0,76
0,705
0,853
0,551
0,592
0,727
-
Marcha-atrás
3,673
3,307
1,956
Relação de transmissão final
3,571
5,333
4,437
Comprimento total
mm
4.590
Largura total (sem espelhos das portas)
mm
1.770
Altura total (incluindo antena)
mm
1.480
Distância entre eixos
mm
2.595
Altura ao solo
mm
145
Espaço da bagageira
(bancos em posição normal, até à cobertura da bagageira)
litros
624
Capacidade da bagageira - Bancos traseiros rebatidos, até à linha dos vidros (litros, método VDA)
litros
1.116
Espaço da bagageira
(Bancos rebatidos, até à linha do tejadilho)
litros
1.668
Tara
kg
1.342 – 1.440
1.288 – 1.354
1.317 – 1.382
Peso máximo permitido
kg
1.910
1.790
1.830
Peso máximo rebocável, com/sem travões
kg
1.400/500
1.400/500
1.000/500
Capacidade do depósito de combustível
litros
50

Fonte: Honda


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