27.5.15

Honda quer estabelecer recorde mundial do Guinness

A Honda irá por à prova a economia de consumo do super-eficiente motor 1.6 i-DTEC numa viagem de 13.000 kms que atravessará os 24 países europeus, com o objectivo de estabelecer um novo recorde mundial do Guinness para a eficiência de combustível.

Na segunda-feira de 1 Junho de 2015, dois membros da equipa do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Honda Europa vão conduzir uma Civic Tourer e partir numa jornada épica de Aalst, na Bélgica. Rumo à Holanda e Alemanha, sua viagem vai levá-los pelo continente europeu no sentido dos ponteiros do relógio, com o objetivo de voltar ao seu ponto de partida cerca de 25 dias depois, a 25 de Junho, tendo percorrido um total previsto de 13.614 kms.

Segundo as regras da tentativa ao título Guinness World Records, os mesmos dois condutores têm de estar no carro ao mesmo tempo durante cada km da viagem. Os condutores Fergal McGrath e Julian Warren, são colegas no Departamento R&D à cerca de 18 anos, baseados na fábrica europeia da Honda em Swindon, Reino Unido. A dupla voluntariou-se para o desafio e terão a responsabilidade de cumprir uma média de 592 km e cerca de 7,5 horas por dia.

O título oficial do Guinness World Records é 'Menor Consumo de Combustível - todos os 24 países da UE contíguos', medido em litros por 100 kms e milhas por galão calculado ao longo de todo o percurso. Se for bem sucedido o novo registo será aplicado a todos os veículos, incluindo modelos híbridos e elétricos.

Para garantir um acompanhamento preciso da rota, tempo de viagem e distância percorrida, o carro foi equipado com um dispositivo de rastreamento, providenciado pela especialista em telemática de frotas e recuperação de veículos roubados, TRACKER (parte da Tantalum Corporation). A unidade vai fornecer um nível superior de informação da jornada, em tempo real para garantir que a Honda fornecerá dados fiáveis de forma a atender aos requisitos estipulados pelo Guinness World Records. Quem estiver interessado em seguir a progressão dos dois pilotos ao vivo, poderá acompanhar a viagem pelo link: http://www.tracker.co.uk/RealFuelChallenge.


O carro que tentará o título deve ser stock em todos os aspectos, sem modificações de qualquer género. Isto será comprovado por uma testemunha independente no início e no final da prova. O carro só pode viajar por estrada, portanto, o percurso não se estende para o Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta, que compõem o restante dos 28 países da UE. A fim de garantir que não haja vantagem injusta através da redução de peso, o tanque do carro deve ser enchido ao máximo em cada paragem para combustível.

Os 24 países abrangidos na rota, em ordem alfabética, são os seguintes: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia. 

Siga a tentativa de recorde da Honda em #RealFuelChallenge.


Fonte: Honda

Back To Top