15.5.15

Vem aí mais um recall Takata

O flagelo dos airbags Takata continua e parece não ter fim.
Cerca de 5 milhões de veículos Honda, em todo o mundo, serão chamados para efectuarem a substituição dos dispositivos de segurança.

Este é um problema que está a afectar várias marcas, como as japonesas Nissan, Toyota, Daihatsu, Mazda, as alemãs BMW, Mercedes e Audi, e as americanas Ford e Chrysler, entre outras.
Ao todo, desde 2008, já terão sido recolhidos 36 milhões de veículos afectados pelo defeito de fabrico do insuflador dos airbags.

Nos EUA, o recall incluí os seguintes modelos da marca: Accord 2001-2007, Civic 2001-2005,  Honda CR-V 2002-2006, Element 2003-2011, Odyssey 2002-2004, Pilot 2003-2008, Ridgeline 2006.
Em Portugal, a lista ainda não é definitiva mas a marca adianta que estarão incluídos os modelos Civic e Jazz.

Recentemente, a Honda portuguesa emitiu um comunicado informando que "Em Portugal estão identificados 12.192 veículos, fabricados entre 2002 e 2008, potencialmente afectados por esta acção de recolha de produto".
Acrescenta ainda que "no decorrer das atividades contínuas de monitorização de qualidade, foi identificada a existência de um possível defeito de fabrico dos insufladores dos airbags, da frente, do passageiro e/ou do airbag do passageiro, que equipam algumas unidades dos modelos Honda" e, "Brevemente, e como medida de prevenção e de investigação, a Honda Portugal irá notificar os proprietários dos modelos afectados no nosso País para se dirigirem aos concessionários da marca e efectuarem a substituição dos respectivos insufladores".

Todas as intervenções técnicas decorrentes deste recall serão efectuadas gratuitamente.

Dado o enorme intervalo temporal, de mais de 10 anos, muitos dos automóveis potencialmente equipados com os sistemas de airbags Takata já terão sido abatidos, desmanchados para peças ou mesmo permanecerem em sucatas, pelo que a Honda está agora a "vasculhar" todos estes cenários de forma a recolher o máximo de unidades defeituosas. 

Fonte: Económico e Reuters
Back To Top