HR-V 2015 europeu - toda a informação
Às portas do mercado europeu, a nova geração do HR-V oferece uma proposta única no segmento dos crossovers: um visual coupé com a resistência de um SUV, o espaço e versatilidade de um monovolume, uma condução sofisticada mas divertida e eficiência nos consumos de combustível.
O novo HR-V faz parte da nova geração de veículos totalmente novos nos quais a marca demonstra a sua abordagem à inovação tecnológica tornando a vida dos seus clientes melhor.
Motor
O HR-V estará disponível em duas versões. Uma a gasolina com um 1.5 i-VTEC de 130 cv e uma a gasóleo com o já conhecido 1.6 i-DTEC de 120 cv, ambos de tração frontal. Ambos os motores de 4 cilindros fazem parte da série Earth Dreams Technology e cumprem com as exigentes normas de emissões Euro 6.
Combinando uma elevada potência com um baixo consumo, o 1.5 com tecnologia VTEC e VTC produz 130 cv às 6.600 rpm e um binário máximo de 155 Nm às 4.600 rpm.
Com este motor de 1.498 cc, o novo HR-V atinge os 100 km/h em 10.7 segundos (transmissão manual) e 11,2 segundos (transmissão CVT). A economia de combustível situa-se nos 5,2 lt/100km (combinado) com emissões de CO2 desde as 120 g/km (ambos os resultados com transmissão CVT).
Alimentado pelo 1.6 i-DTEC, que gera 120 cv às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, o novo HR-V consegue acelerar dos 0-100 km/h em apenas 10 segundos. Com transmissão manual, o consumo de combustível (combinado) situa-se nuns impressionantes 4,0 lt/100km e as emissões de CO2 nas 104 g/km.
O motor de 1.597 cc é caracterizado por um pequeno mas altamente eficiente turbo, sistema EGR de baixa pressão e uma grande admissão de ar. Uma leve cambota de alta resistência e um bloco de motor todo em alumínio ajudam a reduzir o peso do motor.
Ambos os motores (gasolina e gasóleo) estão equipados com uma transmissão manual de 6 velocidades com uma série de melhoramentos para a sua adaptação ao HR-V. A otimização do layout e largura física da caixa de velocidades permitiram aos engenheiros encurtar a caixa, enquanto um eixo mais leve e rígido melhora a sua eficiência geral.
A versão 1.5 i-VTEC terá também disponível a transmissão automática CVT. A nova caixa CVT foi especificamente desenvolvida para o mercado europeu de forma a proporcionar uma sensação direta e linear esperada numa transmissão manual.
O HR-V vem ainda equipado com um sistema de reconhecimento de redução de mudança durante a travagem. O Early Downshift During Braking (EDDB) utiliza o motor para assistir o condutor durante a travagem. Quando o sistema reconhece uma situação de desaceleração, descida ou curva iniciada pelo sistema de travagem, o EDDB automaticamente aumenta a aceleração do motor para providenciar o travamento através deste. Isto permite uma rápida reaceleração após um abrandamento ou uma rápida aceleração após uma curva.
Motor
O HR-V estará disponível em duas versões. Uma a gasolina com um 1.5 i-VTEC de 130 cv e uma a gasóleo com o já conhecido 1.6 i-DTEC de 120 cv, ambos de tração frontal. Ambos os motores de 4 cilindros fazem parte da série Earth Dreams Technology e cumprem com as exigentes normas de emissões Euro 6.
Combinando uma elevada potência com um baixo consumo, o 1.5 com tecnologia VTEC e VTC produz 130 cv às 6.600 rpm e um binário máximo de 155 Nm às 4.600 rpm.
Com este motor de 1.498 cc, o novo HR-V atinge os 100 km/h em 10.7 segundos (transmissão manual) e 11,2 segundos (transmissão CVT). A economia de combustível situa-se nos 5,2 lt/100km (combinado) com emissões de CO2 desde as 120 g/km (ambos os resultados com transmissão CVT).
Alimentado pelo 1.6 i-DTEC, que gera 120 cv às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, o novo HR-V consegue acelerar dos 0-100 km/h em apenas 10 segundos. Com transmissão manual, o consumo de combustível (combinado) situa-se nuns impressionantes 4,0 lt/100km e as emissões de CO2 nas 104 g/km.
O motor de 1.597 cc é caracterizado por um pequeno mas altamente eficiente turbo, sistema EGR de baixa pressão e uma grande admissão de ar. Uma leve cambota de alta resistência e um bloco de motor todo em alumínio ajudam a reduzir o peso do motor.
Ambos os motores (gasolina e gasóleo) estão equipados com uma transmissão manual de 6 velocidades com uma série de melhoramentos para a sua adaptação ao HR-V. A otimização do layout e largura física da caixa de velocidades permitiram aos engenheiros encurtar a caixa, enquanto um eixo mais leve e rígido melhora a sua eficiência geral.
A versão 1.5 i-VTEC terá também disponível a transmissão automática CVT. A nova caixa CVT foi especificamente desenvolvida para o mercado europeu de forma a proporcionar uma sensação direta e linear esperada numa transmissão manual.
O HR-V vem ainda equipado com um sistema de reconhecimento de redução de mudança durante a travagem. O Early Downshift During Braking (EDDB) utiliza o motor para assistir o condutor durante a travagem. Quando o sistema reconhece uma situação de desaceleração, descida ou curva iniciada pelo sistema de travagem, o EDDB automaticamente aumenta a aceleração do motor para providenciar o travamento através deste. Isto permite uma rápida reaceleração após um abrandamento ou uma rápida aceleração após uma curva.
Outra das características do HR-V é o Fast Off. Este sistema mede quão rápido o condutor larga o pedal do acelerador e mantém as rotações do motor, permitindo uma travagem através do motor em situações em que o condutor tenha largado o pedal rapidamente. Este sistema foi amplamente testado nas estradas europeias, nos seus limites de velocidade. Por exemplo, o Fast Off reconhece quando o condutor se prepara para ultrapassar um veículo, mas não é capaz de completar a manobra derivado ao trânsito em sentido oposto. Quando o condutor larga o acelerador para deixar o outro veículo passar, o Fast Off mantém uma aceleração alta do motor preparando-se para completar a ultrapassagem.
Uma travagem poderosa e estável é assegurada por um sistema de travagem composta totalmente por discos frontais ventilados de 293 mm e sólidos de 282 mm na traseira. Do sistema de travagem fazem também parte o ABS, EBD, Brake Assist, VSA e Hill Start Assist (assistente de arranque em subida).
Design
Para a equipa de design da Honda, o conceito do novo visual do HR-V resumia-se a "Dynamic Cross Solid" (dinamismo e solidez). O conceito baseava-se na combinação da elegância e fluidez de um coupé e a utilidade e resistência de um SUV.
O novo HR-V é um produto nascido da determinação de oferecer algo inovador mas com as vidas reais de pessoas e famílias reais no seu âmago. O HR-V tem um perfil de cabine baseado no conceito coupé, com uma frente poderosa e formas robustas na sua carroçaria, junto com linhas cuidadosamente esculpidas ao longo da sua superfície - criando um visual característico que produzirá um apelo emocional entre o consumidor alvo que valoriza a praticabilidade e o estilo.
Na estrada, o novo HR-V transmite uma identidade distinta e assumida, ao mesmo tempo que tem uma clara linguagem familiar, liderando com uma grelha de conceito "solid wing face". A grelha frontal é preta, representado resistência e audácia.
A forma coupé da sua carroçaria cria um visual dinâmico e desportivo, complementado pelos puxadores das portas traseiras escondidos no pilar C. Distintas e aguçadas linhas percorrem todo o comprimento da carroçaria, dando ao SUV uma sensação de movimento e agilidade, mesmo quando está parado.
Por debaixo do veículo, três proteções (na zona do motor, parte frontal e traseira do piso) ajudam a otimizar o fluxo de ar, aumentando a eficiência do consumo de combustível. Ao mesmo tempo, também aumentam a insonorização para um maior conforto no interior. O desenvolvimento da aerodinâmica focou-se na otimização do efeito de sustentação frontal e traseira de forma a melhorar a estabilidade do veículo em andamento.
Todos os HR-Vs vendidos na Europa serão equipados com jantes de liga-leve, sendo que as versões base e intermédias apresentarão jantes de 16" com pneus 215/60R16, e as topo de gama serão equipadas com jantes de 17" e pneus 215/55R17.
O novo HR-V estará disponível em quatro cores metalizadas (Azul Desportivo Brilhante, Cinzento Alabaster, Metal Moderno, Preto Roxo), três peroladas (Azul Morfo, Preto Cristal, Branco Orquídea) e a sólida Vermelho Milano. As novas Preto Roxo e Azul Morfo são exclusivas do novo HR-V.
O HR-V oferece um interior cheio de funcionalidade, trazendo as virtudes de um monovolume ao segmento dos crossovers enquanto providencia uma posição de condução que transmite agilidade e dinamismo.
Os proprietários do novo HR-V sentiram uma sensação de segurança e confiança quando o conduzirem graças à sua linha de visão 100 mm acima das encontradas nos sedans ou carrinhas, assim como um campo de visão alargado. O piso elevado e correspondentemente uma posição de condução mais elevada contribuem para um melhor acesso à cabine.
Na base do seu interior espaçoso e versátil está a localização central do tanque de combustível. Este foi montado por debaixo dos bancos frontais, o que liberta espaço por debaixo dos bancos traseiros. Isto permitiu à plataforma acomodar o sistema de bancos "mágicos".
Também a bagageira oferece um espaço impressionante, competindo por um lugar na melhor da sua classe com uma capacidade entre os 470 lt (modo normal) e os 1533 lt (com os bancos traseiros rebatidos). A largura da porta (1,180 mm) e a altura ao solo (650 mm) da bagageira asseguram um acesso fácil ao seu interior.
Um novo e eficiente isolamento acústico foi desenvolvido para o novo HR-V, revelando uma qualidade de topo encontrada normalmente em veículos de gama superior. O interior dos arcos das rodas foram tratados com material de insonorização, enquanto o revestimento de carpete do piso, revestimento do subchassis e os calços acústicos do tablier contribuem para alcançar uma atmosfera mais refinada e relaxante no cockpit. A uma velocidade constante de 100 km/h, o barulho dentro da cabine é de apenas 65dB.
O cockpit está preenchido com materiais de grande qualidade, superfícies de toque suave, subtilmente acentuadas por aplicações cromadas e um desenho sofisticado das costuras que dão ao ambiente uma sensação premium.
O design do tablier combina solidez com detalhes de alta gama, incluindo um painel de instrumentos em preto-piano que enfatiza a sensação de qualidade, classe e refinamento.
Estão disponíveis opções de cores e texturas para que os futuros proprietários possam exprimir a sua personalidade.
Em frente ao condutor encontra-se um painel de três círculos, com anéis "flutuantes" iluminados, e a função Eco Assist, que muda a cor da retro-iluminação do velocímetro de branco a verde dependendo da economia de consumo enquanto de conduz.
Em frente ao passageiro "pendura", ao longo do tablier, o novo HR-V apresenta uma extensa grelha de ar com três saídas ajustáveis, que permitem um fluxo de ar confortável a todos os passageiros. O volume de ar está otimizado para transmitir um grande volume através da saída mais junto à janela lateral, um baixo volume para a central e um volume médio para a saída mais próxima do centro do tablier.
O novo HR-V estará disponível em três graus de equipamento. Dependendo do grau e do país, os novos proprietários poderão escolher os interiores em tecido de alta qualidade, tecido-pele ou totalmente em pele, todas num acabamento de cor preta. A sensação de espaço é amplificada nos modelos de grau de topo através da disponibilização de um tecto panorâmico de abertura elétrica deslizante e basculante, único na sua classe, com 846 mm na sua totalidade e 475 mm na parte frontal.
O novo interior "Smart Touch" permitirá o acesso a certas operações com o mínimo de movimento e esforço. Neste sistema estão incluídas as funções do travão de parqueamento elétrico, o painel de controle climático e o indicador de um só toque.
Para o novo HR-V estão disponíveis uma série de acessórios, em pacotes ou individuais. Entre eles: Pacote Vermelho Milano, Pacote Robusto, Pacote Aero, Pacotes de Iluminação, Conveniência e Carga, sistema de som 3D, suporte para tablets, suporte para reboque com capacidades máximas de 1400 kg (versão diesel) e 1000 kg (versão gasolina), grelha de proteção para cães, tabuleiro impermeável para bagageira, 3 jantes de liga-leve de 18", entre outros.
Todos os HR-Vs vendidos na Europa serão equipados com jantes de liga-leve, sendo que as versões base e intermédias apresentarão jantes de 16" com pneus 215/60R16, e as topo de gama serão equipadas com jantes de 17" e pneus 215/55R17.
O novo HR-V estará disponível em quatro cores metalizadas (Azul Desportivo Brilhante, Cinzento Alabaster, Metal Moderno, Preto Roxo), três peroladas (Azul Morfo, Preto Cristal, Branco Orquídea) e a sólida Vermelho Milano. As novas Preto Roxo e Azul Morfo são exclusivas do novo HR-V.
O HR-V oferece um interior cheio de funcionalidade, trazendo as virtudes de um monovolume ao segmento dos crossovers enquanto providencia uma posição de condução que transmite agilidade e dinamismo.
Os proprietários do novo HR-V sentiram uma sensação de segurança e confiança quando o conduzirem graças à sua linha de visão 100 mm acima das encontradas nos sedans ou carrinhas, assim como um campo de visão alargado. O piso elevado e correspondentemente uma posição de condução mais elevada contribuem para um melhor acesso à cabine.
Na base do seu interior espaçoso e versátil está a localização central do tanque de combustível. Este foi montado por debaixo dos bancos frontais, o que liberta espaço por debaixo dos bancos traseiros. Isto permitiu à plataforma acomodar o sistema de bancos "mágicos".
Também a bagageira oferece um espaço impressionante, competindo por um lugar na melhor da sua classe com uma capacidade entre os 470 lt (modo normal) e os 1533 lt (com os bancos traseiros rebatidos). A largura da porta (1,180 mm) e a altura ao solo (650 mm) da bagageira asseguram um acesso fácil ao seu interior.
Um novo e eficiente isolamento acústico foi desenvolvido para o novo HR-V, revelando uma qualidade de topo encontrada normalmente em veículos de gama superior. O interior dos arcos das rodas foram tratados com material de insonorização, enquanto o revestimento de carpete do piso, revestimento do subchassis e os calços acústicos do tablier contribuem para alcançar uma atmosfera mais refinada e relaxante no cockpit. A uma velocidade constante de 100 km/h, o barulho dentro da cabine é de apenas 65dB.
O cockpit está preenchido com materiais de grande qualidade, superfícies de toque suave, subtilmente acentuadas por aplicações cromadas e um desenho sofisticado das costuras que dão ao ambiente uma sensação premium.
O design do tablier combina solidez com detalhes de alta gama, incluindo um painel de instrumentos em preto-piano que enfatiza a sensação de qualidade, classe e refinamento.
Estão disponíveis opções de cores e texturas para que os futuros proprietários possam exprimir a sua personalidade.
Em frente ao condutor encontra-se um painel de três círculos, com anéis "flutuantes" iluminados, e a função Eco Assist, que muda a cor da retro-iluminação do velocímetro de branco a verde dependendo da economia de consumo enquanto de conduz.
Em frente ao passageiro "pendura", ao longo do tablier, o novo HR-V apresenta uma extensa grelha de ar com três saídas ajustáveis, que permitem um fluxo de ar confortável a todos os passageiros. O volume de ar está otimizado para transmitir um grande volume através da saída mais junto à janela lateral, um baixo volume para a central e um volume médio para a saída mais próxima do centro do tablier.
O novo HR-V estará disponível em três graus de equipamento. Dependendo do grau e do país, os novos proprietários poderão escolher os interiores em tecido de alta qualidade, tecido-pele ou totalmente em pele, todas num acabamento de cor preta. A sensação de espaço é amplificada nos modelos de grau de topo através da disponibilização de um tecto panorâmico de abertura elétrica deslizante e basculante, único na sua classe, com 846 mm na sua totalidade e 475 mm na parte frontal.
O novo interior "Smart Touch" permitirá o acesso a certas operações com o mínimo de movimento e esforço. Neste sistema estão incluídas as funções do travão de parqueamento elétrico, o painel de controle climático e o indicador de um só toque.
Para o novo HR-V estão disponíveis uma série de acessórios, em pacotes ou individuais. Entre eles: Pacote Vermelho Milano, Pacote Robusto, Pacote Aero, Pacotes de Iluminação, Conveniência e Carga, sistema de som 3D, suporte para tablets, suporte para reboque com capacidades máximas de 1400 kg (versão diesel) e 1000 kg (versão gasolina), grelha de proteção para cães, tabuleiro impermeável para bagageira, 3 jantes de liga-leve de 18", entre outros.
O novo HR-V oferece um nível bastante elevado de equipamento.
Do equipamento standard fazem parte o sistema de
info-entretenimento Honda Connect com informações sobre o veículo,
câmara traseira de estacionamento com as diretrizes dinâmicas, música,
Bluetooth, acesso à internet, aplicativos pré-instalados, Honda App
Centre, AM/FM/DAB e web-rádio, interface de telefone, comandos no
volante e Mirror Link que espelha o ecrã do dispositivo ao qual está ligado. O sistema Honda Connect é acedido através do ecrã de 7" instalado no tablier, e o seu display pode ser configurado ao gosto do proprietário.
Os modelos base estarão equipados com um ecrã LCD 5" no centro do tablier e um sistema de som de 160 watts com quatro colunas. Os modelos intermédios e topo de gama estarão equipados com um sistema de som de 180 watts e seis colunas.
Todos os HR-V vendidos na Europa serão equipados com o sistema Active City-Brake, especialmente desenvolvido para ajudar a evitar acidentes a baixa velocidade.
Os modelos intermédios e de topo de gama terão como equipamento standard o sistema avançado Driver Assist, que utiliza sensores de radar e as câmaras frontal e traseira. Este sistema incluí tecnologias como: Aviso de Colisão Frontal, Aviso de Desvio de Faixa, Mudança Automática
de Faróis Máximos, Limitador de Velocidade Inteligente e
Reconhecimento de Sinais de Trânsito.
Todos os novos HR-V incorporam a tecnologia de estrutura corporal de Engenharia Avançada de Compatibilidade™ (ACE™) que aperfeiçoa a performance dos sistemas de segurança passiva, melhorando a proteção dos ocupantes em caso de acidente.
O novo HR-V estará equipado com com um total de 8 airbags, e os encostos de cabeça dos bancos dianteiros foram desenhados para reduzir os ferimentos causados pelo efeito "chicote".
O novo SUV foi desenvolvido e desenhado para conseguir a classificação máxima de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP.
Especificações técnicas
Motor
Transmissão
Relações de transmissão
Suspensão e amortecimento
Direção
Freios
Rodas e pneus
Dimensões (mm)
Capacidades (litros)
Pesos (kg)
Desempenho e consumo de combustível
Fonte: Honda
Especificações técnicas
Motor
1.6 litros i-DTEC (diesel) | 1.5 litros i-VTEC (gasolina) | |
Tipo | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro |
Capacidade (cc) | 1597 | 1498 |
Diâmetro x curso (mm) | 76,0 x 88,0 | 73,0 X 89,5 |
Taxa de compressão | 16,0 | 11,5 |
Potência | 120 CV às 4.000 rpm | 130 CV às 6.600 rpm |
Binário | 300 Nm às 2.000 rpm | 155 Nm às 4.600 rpm |
Transmissão
1,6 litros i-DTEC (diesel) | 1,5 litros i-VTEC (gasolina) | |
Manual | 6 velocidades | 6 velocidades |
CVT | - | Variável com 7 veloc. simuladas |
Relações de transmissão
1.6 litros i-DTEC Manual de 6 veloc. | 1.5 litros i-VTEC Manual de 6 veloc. | 1.5 litros i-VTEC CVT (simuladas) | |
1ª | 3,642 | 3,642 | 2,526 |
2ª | 1.884 | 2.080 | 1.573 |
3ª | 1.179 | 1.361 | 1.211 |
4ª | 0,869 | 1.023 | 0,944 |
5ª | 0,705 | 0,829 | 0,755 |
6ª | 0,592 | 0,686 | 0,603 |
7ª | - | - | 0,408 |
M-trás | 3,673 | 3,673 | 5,822 |
Final | 3.850 | 4,705 | 5,436 |
Suspensão e amortecimento
Frente | Escora MacPherson |
Traseiro | Barra de torção tipo-H |
Direção
1.6 litros i-DTEC (diesel) | 1.5 litros i-VTEC (gasolina) | |
Tipo | Pinhão e cremalheira | |
Voltas de direção (extremo a extremo) | 2.71 | 2.79 |
Diâmetro de viragem (em rodas) | 10,6 | |
Diâmetro de viragem (no corpo) | 11,4 |
Freios
Frente | Discos ventilados de 293 milímetros |
Traseiro | Discos sólidos de 282 milímetros |
Rodas e pneus
Tamanho da roda | Pneus - Frente | Pneus - Traseira |
16 polegadas | 215 | 60R16 |
17 polegadas | 215 | 55R17 |
Dimensões (mm)
Exterior | (mm) |
Comprimento total | 4294 |
Largura total | 2019 (incluindo espelhos retrovisores) |
Altura Geral | 1605 (incluindo a antena) |
Distância entre eixos | 2610 |
Capacidades (litros)
Bagagem | (470 bancos para cima) / 1533 (bancos rebatidos) |
Tanque de combustível | 50 |
Pesos (kg)
Motor | 1.6 litros i-DTEC Manual de 6 veloc. | 1.5 litros i-VTEC Manual de 6 veloc. | 1.5 litros i-VTEC CVT |
Tara (incluindo 100% de combustível) | 1324 - 1404 | 1241 - 1313 | 1249 - 1322 |
Desempenho e consumo de combustível
Motor | 1. Manual de 6 veloc. | 1.5 litros i-VTEC Manual de 6 veloc. | 1.5 litros i-VTEC CVT |
Velocidade máxima (km/h) | 192 | 192 | 187 |
0-100 km/h (segundos) | 10.1 | 10.2 | 11.2 |
Consumo de combustível urbano (l/100 km) | 4.2 (16 ") 4,4 (17 ") | 7,0 (16 ") 7.1 (17 ") | 6.1 (16 ") 6.3 (17 ") |
Consumo de combustível extra urbano (l/100 km) | 3,8 (16 ") 3,9 (17 ") | 4,8 (16 ") 4.9 (17 ") | 4.6 (16 ") 4,8 (17 ") |
Consumo de combustível combinado (l/100 km) | 4.0 (16 ") 4.1 (17 ") | 5,6 (16 ") 5,7 (17 ") | 5.2 (16 ") 5,4 (17 ") |
CO2 combinado (g/km) | 104 (16 ") 108 (17 ") | 130 (16 ") 134 (17 ") | 120 (16 ") 125 (17 ") |
Fonte: Honda