22.7.13

É oficial... este é o novo Jazz

Depois de muitos renders que tentaram simular o novo modelo e algumas imagens "oficiais" que foram lançadas na internet, aqui está a versão final e oficial do novo Jazz 2014.
A Honda divulgou finalmente, esta sexta feira, fotos e alguma informação do modelo citadino que deverá ser comercializado, na Europa, a partir da primavera de 2014.
Podemos notar que, esteticamente, o modelo final não difere muito das imagens que publicamos anteriormente e rompe com o design das gerações anteriores. E como referimos, o tejadilho foi ligeiramente rebaixado e o aspecto monovolume foi assim aligeirado, a frente tem qualquer coisa de Insight e Civic com o estreitamento das ópticas e integração de uma grelha semelhante à do Civic, e os farolins traseiros em LED adoptam uma leitura vertical (não se pode deixar de notar uma semelhança com a Volvo).
Interiormente, o cuidado com a qualidade dos materiais aumentou, a consola central tornou-se mais hi-tech, os botões iluminam-se e são de sensibilidade ao toque quando em funcionamento, e quando o carro se encontra desligado toda a zona se torna num painel de vidro negro.
A suspensão foi totalmente revista afim de melhorar a estabilidade em curva e a velocidades mais elevadas. A posição de condução encontra-se mais baixa neste novo modelo.

As medidas oficiais ainda não foram divulgadas, no entanto sabe-se que o veículo está maior e mais espaço.
A Honda divulgou ainda que, no Japão, o novo Jazz será equipado com 3 motorizações. Um 1.3 com 99cv e um 1.5 com 130cv (versão RS), ambos a gasolina, e uma versão 1.5 híbrida de ciclo Atkinson de 4 cilindros com 133cv, um binário de 170Nm e emissões de CO2 abaixo de 90 g/km. O novo Jazz Hybrid será o primeiro modelo equipado com o novo sistema Sport Hybrid i-DCD (Intelligent Dual Clutch Drive), este sistema consiste numa transmissão dupla de 7 velocidades e uma unidade inteligente de alimentação incorporando uma bateria de lítio. Segundo a marca este sistema, comparando com o actual sistema IMA, melhora a autonomia do veículo em cerca de 35%, fazendo com que o Jazz Hybrid percorra 36,4 km com 1 litro de combustível (cerca de 2,7 lt/100km). Este sistema i-DCD tem 3 modos de condução, EV (apenas eléctrico), Hybrid e Motor (utilizando apenas o motor a gasolina).
A Europa poderá contar com a versão híbrida, duas a gasolina e ainda a estreia de uma versão a gasóleo.

Back To Top