8.1.15

Primeiro Sistema de Cruise Control preditivo do mundo

A Honda irá apresentar o primeiro sistema de cruise control preditivo de segurança do mundo conhecido por Cruise Control Adaptativo e Inteligente (i-ACC), capaz de prever e reagir automaticamente a outros veículos que se atravessem na faixa do veículo equipado.

Baseado numa extensiva pesquisa física dos diferentes estilos de condução europeia, o sistema i-ACC usa uma câmara e um radar para detectar a posição de outros veículos na estrada. Depois aplica um algoritmo que permite avaliar as relações entre os vários veículos e prevê a possibilidade de veículos nas faixas vizinhas mudarem para a faixa onde circula, permitindo ao veículo equipado reagir rapidamente, confortavelmente e com segurança.

O sistema irá fazer a sua estreia este ano no novo CR-V 2015 europeu (apenas na versão Executive), substituindo o tradicional sistema adaptativo (ACC). O sistema tradicional apenas mantinha uma velocidade pré-seleccionada, só reduzindo para manter a distância de segurança ao carro da frente. No entanto, se um veículo de uma faixa vizinha se atravessasse à frente, o sistema ACC demoraria mais tempo a reagir produzindo uma travagem mais brusca.
O novo sistema i-ACC é capaz de prever a possibilidade de um atravessamento até 5 segundos antes de ele ocorrer, reagindo mais suavemente de forma a não assustar o condutor desprevenido. O sistema procede a uma travagem gradual e um símbolo avisador surge no mostrador. Depois aplica uma travagem mais forte para adaptar a velocidade e manter uma distância de segurança. O responsável pelo desenvolvimento do i-ACC no Departamento de Pesquisa e Design da Honda Europa (Alemanha), Dr. Kleinehagenbrock, afirma que o "i-ACC eleva os sistemas de cruise control a outro nível, oferecendo o que chamam de "segurança preditiva".
O i-ACC reconhece o lado da estrada em que se conduz, seja a condução feita à direita ou esquerda, e detecta automaticamente qual veículo deverá ser controlado com mais atenção a qualquer momento.


O novo sistema é o resultado de um projecto de pesquisa e desenvolvimento, levado a cabo por uma equipa europeia e japonesa da construtora, especialmente desenhado para as estradas europeias. A pesquisa para o desenvolvimento do algoritmo foi feita por toda a Europa.



Fonte: Honda EMN
Back To Top